Do blog WILQUEGOMES
O instituto DataIlha, divulgou na ultima terça-feira (15), mais uma pesquisa com intenções de votos para as eleições do governo do MA em 2022. Os numeros trezem, estranhamente, em um cenário espontâneo, quando não é apresentado nomes ao entrevistado, Carlos Brandão à frente, com 5,4%. Seguem o atual vice-governador o refeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Bonfim (4,5%); Flávio Dino (4,1%), Weverton (3,5%), Roseana Sarney (2%), Josimar de Maranhãozinho (1,4%), Roberto Rocha (1%), candidato de Flávio Dino (0,8%), Edivaldo Holanda Junior (0,4%), Eduardo Braide (0,4%), Carlos Lula (0,2%) e Felipe Camarão (0,2%).
Mesmo antes de ser divulgada a pesquisa já levantava suspeitas sobres os números, sendo que a mesma foi proibida, em um primeiro momento, de divulgar sesu dados.
O instituto DataIlha, já tem um longo historico de ser o mais desatroso do maranhão, errando praticamente todos os levantamentos nas ultimas eleições. Em São Luis, em 2020, uma pesquisa realizada pelo datailha apontava uma pequena diferença entre Eduardo Braide e Duarte Jr, o que embolaria a corrida eleitoral da epoca. Após a abertura das urnas Eduardo Braide venceu com 37,1% dos votos válidos seguido poe Duarte com 22,15%.
Assim como em São Luis o Datailha apontou, novamente, uma pequena diferença entre os candidatos na cidade de Tuntum, após novamente a abertura das urnas, Fernando Pessoa venceu com 55,14% dos votos.
Dado o histórico desastraso do istituto, é fácil chegar a conclusão de quem de fato vencerá as eleições para o governo do Maranhão. Tendo em vista que outros instutos de pesquisas apontam uma vitória de Weverton e apenas o DataIlha mostra o contrário.
Lembrando que o Instituto de DataIlha ouviu 2 mil eleitores, estratificadas por município, gênero, faixa etária, grau de escolaridade, renda e religião. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número 00422/2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário