Petista ainda aparece 20 pontos à frente do ex-capitão no Centro-Oeste e só estaria em desvantagem no Norte do País...
ex-presidente Lula (PT) tem 34 pontos de vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) entre os eleitores do Nordeste em caso de segundo turno entre os dois. Os dados são da nova rodada da pesquisa PoderData, divulgada nesta terça-feira 12, na qual o petista aparece com 62% das intenções de voto, ante 28% do ex-capitão.
O levantamento ainda mostra Lula 20 pontos à frente do atual presidente na região Centro-Oeste do Brasil. Neste caso, o ex-presidente tem 54% da preferência dos eleitores, contra 34% que indicam voto em Bolsonaro.
O ex-capitão, por sua vez, leva vantagem em apenas uma região do País, o Norte, onde aparece com 18 pontos percentuais a mais do que Lula. Nesses estados, Bolsonaro soma 55% das intenções de voto e superaria o ex-presidente, que tem 37%.
Há ainda, segundo o levantamento, duas regiões, Sul e Sudeste, em que Lula aparece numericamente à frente, mas em um empate técnico se considerada a margem de erro. No Sul, o petista tem 46% das intenções de voto, ante 38% de Bolsonaro. No Sudeste, os percentuais são de 45% e 42%.
Vale registrar que cada região tem uma margem de erro específica, que varia de acordo com o número de entrevistados. No Nordeste ela é de 3,5 pontos percentuais; no Centro-Oeste é de 6,9 pontos; no Norte, 6,5; no Sul, 4,7; e no Sudeste, 2,7 pontos percentuais.
Lula herda 23% dos eleitores de Bolsonaro em 2018
A pesquisa PoderData divulgada nesta segunda-feira 12 ainda cruzou a preferência dos eleitores em 2022 com os votos indicados por eles no segundo turno em 2018. O monitoramento mostra que Lula herda 23% dos eleitores de Jair Bolsonaro naquele ano. O ex-capitão mantém, de acordo com o levantamento, apenas 61% dos seus apoiadores. 3% vão para Ciro Gomes (PDT), 3% para André Janones (Avante) e 2% para Simone Tebet (MDB).
Nenhum comentário:
Postar um comentário