Após o registro de candidaturas junto a Justiça Eleitoral é hora do Blog do Domingos Costa começar a fazer o prognóstico de quantas cadeiras cada partido irá eleger para Câmara Federal e Assembleia Legislativa e, também, quais os nomes com mais chance de sair das urnas vitoriosos.
Neste post inicial o Blog do DC irá analisar a situação MDB (Movimento Democrático Brasileiro) para a Câmara Federal. O partido é liderado no Maranhão pela ex-governadora Roseana Sarney. A sigla registrou 19 candidatos: 6 mulheres e 13 homens, conforme planilha acima.
O MDB tem cinco puxadores de votos: Roseana Sarney, Hildo Rocha, Edinho Lobão, João Marcelo e Victor Mendes. Os demais são apenas “buchas”.
Num estudo bem coerente, os puxadores de votos devem alcançar aproximadamente 450 mil votos e todos os buchas algo em torno de 50 mil. Portanto, a expectativa é que o partido chegue a 500 mil votos.
Na matemática eleitoral, esse número dividido por 180 mil – quociente eleitoral (número de votos válidos pelas 18 cadeiras da Câmara Federal), o partido deverá eleger dois deputados de forma direta.
A grande incógnita do MDB é caso a ex-governadora Roseana Sarney se torne fenômeno nas urnas e alcance sozinha os 200 mil votos (o que pode acontecer ou não), nessa hipótese, os números elevam e o MDB poderá fazer a terceira cadeira na Câmara Federal.
E MAIS…
“Buchas” num processo eleitoral, são aqueles candidatos sem a mesma força de um político de mandato. São relativamente mais “fracos”, servem unicamente para contribuir a fim de alcançar o quociente eleitoral e, assim, reeleger quem já possui o cargo eletivo e/ou detêm poderio financeiro maior – aqueles considerados mais fortes.
E que fique claro: o ponto de vista expressado neste post do Blog do DC não tem valor cientifico, portanto, trata-se unicamente de prognóstico, logo, são palpites e não possui efeito de pesquisa eleitoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário