Federação PCdoB, PV e PT registrou na Justiça Eleitoral 32 candidatos para disputa de cadeiras na Assembleia Legislativa do Maranhão. Desses, 11 (onze) são mulheres e 21 (vinte e um) homens.
As siglas juntas possuem 15 (quinze) bons puxadores de votos como retrata a planilha produzida pelo Blog do Domingos Costa acima, os demais são considerados “buchas”.
Mediante o prognóstico desta página, os puxadores de votos juntos possuem algo em torno de 420 votos, somando a esse número mais 35 mil votos dos buchas. E outros 25 mil votos de legenda resultante da federação. De forma que o PCdoB, PV e PT devem somar 480 votos de deputados estaduais.
O quociente eleitoral para deputado estadual (votos válidos pelas 42 cadeiras da Assembleia Legislativa) deve chegar a 80 mil votos nestas eleições. Portanto, a federação certamente elegerá 06 (seis) deputados estaduais de forma direta.
– E MAIS
“Buchas” num processo eleitoral, são aqueles candidatos sem a mesma força de um político de mandato. São relativamente mais “fracos”, servem unicamente para contribuir a fim de alcançar o quociente eleitoral e, assim, reeleger quem já possui o cargo eletivo e/ou detêm poderio financeiro maior – aqueles considerados mais fortes.
O ponto de vista expressado neste post do Blog do DC não tem valor cientifico, portanto, trata-se unicamente de prognóstico, logo, são palpites e não possui
Nenhum comentário:
Postar um comentário