Partido Republicanos, antigo PRB, registrou para a disputa de cadeiras na Câmara Federal o mesmo número da sigla: 10. Três mulheres e sete homens.
Mediante a análise do Blog do Domingos Costa, o partido tem apenas dois puxadores de votos: Cleber Verde e Gil Cutrim, os demais são apenas “buchas”.
Conforme o prognóstico do Blog do DC, os dois puxadores de votos têm juntos algo em torno de 180 mil votos, somado a mais 60 mil dos “buchas”. De forma que o partido Republicanos conseguirá 240 mil votos aproximado e, portando, elegerá apenas 01 (um) deputado federal de forma direta.
Para chegar a essa conclusão, foi usada a regra eleitoral na qual os supostos votos obtidos são divididos por aproximado 180 mil – quociente eleitoral (número de votos válidos pelas 18 cadeiras da Câmara Federal).
– E MAIS…
“Buchas” num processo eleitoral, são aqueles candidatos sem a mesma força de um político de mandato. São relativamente mais “fracos”, servem unicamente para contribuir a fim de alcançar o quociente eleitoral e, assim, reeleger quem já possui o cargo eletivo e/ou detêm poderio financeiro maior – aqueles considerados mais fortes.
E que fique claro: o ponto de vista expressado neste post do Blog do DC não tem valor cientifico, portanto, trata-se unicamente de prognóstico, logo, são palpites e não possui efeito de pesquisa eleitoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário