O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou na tarde desta quinta-feira, 29, novos nomes que irão compor -a partir de 1º de janeiro de 2023 – a equipe de ministro do petista. Entre os anunciados, estão mais dois maranheses: o deputado federal Juscelino Filho (União) – como anunciou em primeira mão o Imirante – e a deputada federal eleita por São Paulo, Sônia Guajajarás (PSOL). O primeiro comandará o Ministério das Comunicações e a segunda fica com o Ministério dos Povos Originários).
Com Juscelino e Sônia, a equipe de primeiro escalão de Lula tem três maranhenses. O ex-governador do Maranhão e senador eleito FlávioDino (PSB) já havia sido anunciado como futuro ministro de Justiça. Na prática, Dino já vinha se posicionado, apresentando sua equipe na pasta e já falando de suas metas na gestão a partir do primeiro dia de janeiro.
Além dos maranhenses, Lula anunciou ainda para sua equipe ministerial Marina Silva (Rede) para o Meio Ambiente, Simone Tebet (MDB) para o Planejamento, Renan Filho (MDB) para o Transportes e Daniela do Waguinho (União) para o Turismo.
Também foram anunciados Ana Moser para o Ministério dos Esportes, Paulo Texeira (União) para o Desenvolvimento Regional, Alexandre Silveira para Minas e Energia e Jader Filho será o ministro das Cidades.
O líder do governo na Câmara dos Deputados, Senado e Congresso também já foram escolhidos. Para o Congresso é o senador Randolfe Rodrigues (Rede), do Senado será Jacques Wagner (PT) e da Câmara, José Guimarães (PT).
Nenhum comentário:
Postar um comentário