Nesta segunda-feira (13) teremos duas audiências entre o Sinproesemma (Sindicato dos Professores) e o Governo do Maranhão, uma no Ministério Público e outra no Tribunal de Justiça. A expectativa é encerrar o movimento grevista, inclusive já declarado ilegal pelo Poder Judiciário.
No entanto, antes mesmo das audiências, o governador Carlos Brandão (PSB) anunciou um reajuste de 14,99% para os professores contratados. O pagamento inclusive será retroativo ao mês de janeiro de 2023.
“Educação segue como prioridade. Por isso, informo que as professoras e os professores contratados da rede estadual passam a ter salários de R$ 2.210,28 para 20h e R$ 4.420,55 para 40h, retroativo a janeiro. Seguimos buscando consenso com a categoria”, afirmou Brandão.
Já para os professores efetivos, Brandão reafirmou que o Governo do Maranhão, que já chegou a oferecer 11% de reajuste, segue aberto para negociar com a categoria e encerrar o movimento.
“Em relação aos professores efetivos, o nosso Governo do Maranhão permanece com transparente e aberta negociação, inclusive com audiências marcadas para hoje no Ministério Público e no Tribunal de Justiça. Encontraremos o melhor caminho!”, finalizou o governador.
Vale explicar que no caso dos professores contratados, o Governo do Maranhão foi “obrigado” a reajustar em 14,99% para que eles alcançassem o novo piso estabelecido pelo Governo Federal, mas já os professores efetivos, o governo segue afirmando que eles já recebem bem acima do piso.
Só que mesmo assim, o secretário de Educação e vice-governador, Felipe Camarão (PT), na última sexta-feira (10) anunciou que o Governo do Maranhão fez uma proposta de 11% de reajuste, mas o Sinproesemma rejeitou a proposta.
É aguardar e conferir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário