quinta-feira, 13 de abril de 2023

Márcio Jerry, o deputado Taradão...


própria deputada catarinense evitou utilizar o termo assédio, mas relatou e lamentou o episódio. Júlia Zanatta afirmou que jamais deu liberdade para Márcio Jerry, que nem sabia o nome do deputado maranhense e classificou a cena como “absurda”

“Nunca dei liberdade para esse deputado e nem sabia qual era o nome dele, mas ele se sentiu LIVRE para chegar por trás de mim. A sorte que alguém pegou a cena ABSURDA! Deputado do Partido Comunista do Brasil do estado do Maranhão, Marcio Jerry. Se fosse uma deputada de esquerda e um deputado de direita: já sabem né?”, destacou a parlamentar.

Márcio Jerry, na postagem da própria deputada, destacou que apenas se aproximou dela para pedir respeito a uma outra deputada.

“A senhora estava gritando com a deputada Lidice da Mata e eu apenas disse à senhora: ‘por favor, respeite a deputada que tem uma história na política brasileira e aqui no Congresso Nacional’. Absurdo tentar tão infame e despropositada acusação”, destacou Jerry.

O deputado maranhense ainda divulgou um vídeo, que parece bastante esclarecedor, onde Jerry nega novamente a acusação e classifica como “fake news absurda”. Veja abaixo.

No vídeo acima, nem mesmo a deputada teve uma reação de quem teria sido assediada.

De qualquer forma, pelo momento político que estamos vivendo, situações assim seguem sendo exploradas, as vezes deturpadas, de lado a lado.

É aguardar e conferir.

quarta-feira, 12 de abril de 2023

Funcionário da Equatorial morre eletrocutado em poste de Pedreiras


 
Carlos foi retirado do poste em estado grave


Um funcionário de uma empresa que presta serviços para Equatorial morreu eletrocutado na noite desta terça-feira (11), enquanto realizava serviço no poste de enérgia que fica ao lado do Colégio Municipal Janoca Maciel, no Bairro Seringal em Pedreiras.

Vídeos do funcionário “apregado” no poste foram registrados no momento e compartilhados por moradores da região nas redes sociais. Ainda segundo informações, a vítima gritava de dores, enquanto colegas funcionários e populares desesperados clamavam por ajuda. Ele foi resgatado pelos colegas, aparentmente sem sinais vitais e foi levado de ambulância para o hospital geral de Pedreiras.

Ainda segundo informações da defesa civil de Pedreiras, outro operário também foi atingido pela descarga elétrica, e levado para o hospital, mas não corre risco de morte.

A vítima que perdeu a vída de forma trágica foi identificada como, Francisco Carlos do Nascimento Silva, 34 anos. Ainda no local do acidente, os colegas de serviços choravam inconsolados. Eles ainda afirmavam que todos os procedimentos de segurança foram adotados, como mantas na fiação, escada amarrada para dar firmeza, equipamentos e procedimentos de segurança, etc. Não sabiam informar em que parte do poste ocasionou a descarga elétrica fatal. Especularam até sobre os fios de internet no poste, que poderiam estar energizados. Mas isso somente a pericia poderia apontar.

Franciaco Carlos de 36 anos

terça-feira, 11 de abril de 2023

MST e movimentos sociais ocupam sede do Incra


 Cerca de 1,5 mil integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e de outros movimentos sociais ocuparam, nesta segunda-feira (10), a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Maceió. A liderança do grupo pede a exoneração do atual superintendente do Incra-AL, Cesar Lira, considerado um “bolsonarista raiz”. Para o comando do Incra no estado, as organizações defendem a indicação do engenheiro José Ubiratan Rezende Santana.

A ação é liderada pelo MST em conjunto com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), Frente Nacional de Luta (FNL), Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), Movimento de Luta pela Terra (MLT), Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) e Movimento Terra Livre (TL).

Segundo o MST, a ação foi tomada diante da morosidade do governo federal e do Ministério do Desenvolvimento Agrário em tomar medidas administrativas para substituir o superintendente do órgão no estado, além de retomar a pauta da reforma agrária.

“É inaceitável a continuidade de uma gestão bolsonarista. Por que o governo Lula mantém por tanto tempo (mais de cem dias de governo) um superintendente inimigo da Reforma Agrária e com um histórico de violência junto a lideranças e comunidades?”, questionam as organizações em nota conjunta. “Entendemos que o Incra é um órgão estratégico e deve ser um mecanismo na colaboração para retirar o país do mapa da fome”, destacam as entidades.

A ação faz parte do Abril Vermelho, mês no qual o MST relembra o massacre de Eldorado dos Carajás, em 1996. Naquele ano, no dia 17 de abril, 19 trabalhadores sem terra foram mortos em uma ação da Polícia Militar no município localizado no sudeste do Pará. Outras 79 pessoas ficaram feridas, duas das quais acabaram morrendo no hospital.

Procurado pela Agência Brasil, o MDA diz que todas as nomeações para as superintendências regionais do Incra e para os escritórios estaduais do ministério estão sendo tratadas na Casa Civil e na Secretaria de Relações Institucionais. 

“O MDA e o Incra têm trabalhado pela retomada do programa de reforma agrária no Brasil, paralisado nos últimos anos, e está aberto ao diálogo com toda a sociedade”, diz a nota, que promete reunião com lideranças dos movimentos sociais do campo de Alagoas para receber a pauta de reivindicações.


quarta-feira, 5 de abril de 2023

STF decide e deputados dos partido(PSC Alusio Mendes), Fábio Macedo (Podemos) e até do União BRASIL


 

Decisão que já tinha sido tomada pelo TSE praticamente inviabiliza qualquer recurso de candidatos eleitos com base no esquema e abre caminho para mudança no plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão..


O Supremo Tribunal Federal decidiu na noite desta segunda-feira, 3, que todos os eleitos com base em fraudes no sistema de cotas femininas nas eleições de 2020 devem mesmo perder o mandato.

A decisão acaba com a última esperança de vereadores de todo o país, que vêm sistematicamente perdendo os mandatos em julgamentos na Justiça Eleitoral(Entenda aqui)

E praticamente sela o destino de deputados estaduais eleitos em 2022 com a mesma fraude partidária, incluindo o estado do Maranhão.

As cotas de gênero foram criadas para estimular candidaturas femininas à Câmara federal e às Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais; mas os partidos viram nisso uma brecha para manipular o eleitorado e arrecadar mais do Fundo Eleitoral.

O esquema funciona da seguinte forma: as candidaturas femininas são registradas apenas para garantir recursos do Fundo Eleitoral e ampliar as chances dos candidatos masculinos.

Mas elas não fazem campanha e nem usam os recursos, que são repassados aos candidatos de interesse dos partidos.

Vereadores e deputados são alvos

No Maranhão, vereadores de vários municípios eleitos em 2020 com base nestas fraudes já perderam mandato em julgamentos no Tribunal Superior Eleitoral.

No caso das eleiçoes de 2022, há três ações tramitando: uma contra o PSC, outra contra o Podemos e uma terceira contra o União Brasil, esta última já com oitivas marcadas no Tribunal Regional Eleitoral.

Estas ações podem levar à cassação de pelo menos cinco deputados estaduais: Fernando Braide e Wellington do Curso (ambos do PSC), Neto Evangelista (União Brasil), além de Leandro Bello e Júnior Cascaria (ambos do Podemos).

Os partidos que denunciaram a fraude nas cotas femininas das agremiações desses deputados não têm dúvida: mesmo que passem no TRE, fatalmente perderão o mandato no TSE.

E sem chances de recursos no STF…

segunda-feira, 3 de abril de 2023

INCRA Maranhão empossará novo superintendente, Zé Carlos, nesta terça-feira (04)


A  Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Maranhão (INCRA-MA), empossará na próxima terça-feira, 04 de abril, seu novo Superintendente.


José Carlos Nunes Júnior (Zé Carlos), será o novo gestor da Superintendência no Maranhão.

O INCRA no Maranhão atua na defesa da reforma agrária, democratização do acesso à terra na implantação de assentamentos rurais sustentáveis, titulação de territórios quilombolas e a regularização fundiária, fortalecendo a agricultura familiar.

A posse acontecerá na sede da Superintendência do INCRA, em São Luís, localizado no bairro Turu, a partir das 14h e contará com a presença de diversos movimentos sociais e sindicais, lideranças do campo, órgãos, autarquias, secretários (as) de Estado, deputados estaduais e federais.

Currículo do Superintendente

Formação Acadêmica:
Zé Carlos é formado em Engenharia Civil na Escola de Engenharia do Maranhão, São Luís, MA, 1974 – 1978.

Histórico profissional
Empresas e órgãos em que atuou antes de ingressar na política partidária:
• Stela Engenharia; Companhia de Habitação do Estado do Maranhão – COHAB; Banco Nacional de Habitação; Caixa Econômica Federal.

Trajetória política

Mandatos Parlamentares:
• Deputado Estadual no Estado do Maranhão, Partido dos Trabalhadores – PT, 2011 a 2015;
• Deputado Federal eleito pelo Maranhão – Partido dos Trabalhadores – PT, 2015 a 2018;
• Deputado Federal eleito pelo Maranhão – Partido dos trabalhadores – PT, 2019 a 2022.

Mandatos e a política no campo

Como Deputado Estadual, o seu mandato sempre teve como foco o apoio à Agricultura Familiar e à Educação do Campo.

Já na Câmara dos Deputados, seus mandatos aconteceram principalmente com a parceria e o apoio dos movimentos sociais, sindicatos e federações representativas dos estudantes e dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, dentre os quais FETAEMA, CONTAG, MST, CUT, ACONERUQ, MTST e UNE.

Algumas das bandeiras de atuação de Zé Carlos na Câmara dos Deputados foram:
• A melhoria da condição de vida dos pequenos agricultores, principalmente pela obtenção e destinação de recursos orçamentários para a compra de máquinas, veículos e equipamentos, em apoio à produção e escoação do que é produzido pelos agricultores familiares;
 
• A efetivação de uma Reforma Agrária que beneficie as mais de cem mil famílias brasileiras que aguardam há anos por seus assentamentos no campo.
 

No período de 2015 até o início do presente ano, Zé Carlos destinou, por meio de emendas orçamentárias, mais de R$ 180 milhões para a Saúde, a Agricultura Familiar, a Economia Solidária e a Infraestrutura Urbana de pequenos municípios maranhenses. Com esses recursos, pequenas prefeituras puderam, por exemplo: comprar patrulhas agrícolas e caminhões para a agricultura familiar; adquirir equipamentos para unidades de saúde; construir poços artesianos e pequenos açudes; pavimentar ruas e avenidas; construir e recuperar estradas vicinais.

domingo, 2 de abril de 2023

Viatura do sistema prisional capota e deixa feridos na BR-135, próximo a Miranda do Norte


 Uma viatura da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão capotou, por volta 13h deste sábado (1°), na BR-135,  durante uma transferência de presos, que estava sendo realizada por uma equipe do Grupo Tático de Escolta (GTE), de Presidente Dutra para São Luís. Segundo a Seap, um caminhão que trafegava à frente da viatura causou o acidente. 

Segundo relatos dos operadores, a viatura estava em uma reta quando um caminhão que trafegava à frente realizou uma frenagem brusca. No intuito de evitar a colisão, a viatura também fez uma frenagem, perdeu o controle e saiu da pista.

Ainda de acordo com Seap, os três operadores e os três detentos passam bem, ocorrendo apenas danos materiais. E que enviaram apoio para o local para prestar todo suporte necessário aos envolvidos.

Joãozinho do PT é nomeado secretário municipal de Habitação de Caxias

 O  prefeito de Caxias, Fábio Gentil, nomeou nesta segunda-feira, 03, o ex-vereador João Batista da Cruz Rios, o Joãozinho do PT, como secre...