A Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Maranhão (INCRA-MA), empossará na próxima terça-feira, 04 de abril, seu novo Superintendente.
José Carlos Nunes Júnior (Zé Carlos), será o novo gestor da Superintendência no Maranhão.
O INCRA no Maranhão atua na defesa da reforma agrária, democratização do acesso à terra na implantação de assentamentos rurais sustentáveis, titulação de territórios quilombolas e a regularização fundiária, fortalecendo a agricultura familiar.
A posse acontecerá na sede da Superintendência do INCRA, em São Luís, localizado no bairro Turu, a partir das 14h e contará com a presença de diversos movimentos sociais e sindicais, lideranças do campo, órgãos, autarquias, secretários (as) de Estado, deputados estaduais e federais.
Currículo do Superintendente
Formação Acadêmica:
Zé Carlos é formado em Engenharia Civil na Escola de Engenharia do Maranhão, São Luís, MA, 1974 – 1978.
Histórico profissional
Empresas e órgãos em que atuou antes de ingressar na política partidária:
• Stela Engenharia; Companhia de Habitação do Estado do Maranhão – COHAB; Banco Nacional de Habitação; Caixa Econômica Federal.
Trajetória política
Mandatos Parlamentares:
• Deputado Estadual no Estado do Maranhão, Partido dos Trabalhadores – PT, 2011 a 2015;
• Deputado Federal eleito pelo Maranhão – Partido dos Trabalhadores – PT, 2015 a 2018;
• Deputado Federal eleito pelo Maranhão – Partido dos trabalhadores – PT, 2019 a 2022.
Mandatos e a política no campo
Como Deputado Estadual, o seu mandato sempre teve como foco o apoio à Agricultura Familiar e à Educação do Campo.
Já na Câmara dos Deputados, seus mandatos aconteceram principalmente com a parceria e o apoio dos movimentos sociais, sindicatos e federações representativas dos estudantes e dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, dentre os quais FETAEMA, CONTAG, MST, CUT, ACONERUQ, MTST e UNE.
Algumas das bandeiras de atuação de Zé Carlos na Câmara dos Deputados foram:
• A melhoria da condição de vida dos pequenos agricultores, principalmente pela obtenção e destinação de recursos orçamentários para a compra de máquinas, veículos e equipamentos, em apoio à produção e escoação do que é produzido pelos agricultores familiares;
• A efetivação de uma Reforma Agrária que beneficie as mais de cem mil famílias brasileiras que aguardam há anos por seus assentamentos no campo.
No período de 2015 até o início do presente ano, Zé Carlos destinou, por meio de emendas orçamentárias, mais de R$ 180 milhões para a Saúde, a Agricultura Familiar, a Economia Solidária e a Infraestrutura Urbana de pequenos municípios maranhenses. Com esses recursos, pequenas prefeituras puderam, por exemplo: comprar patrulhas agrícolas e caminhões para a agricultura familiar; adquirir equipamentos para unidades de saúde; construir poços artesianos e pequenos açudes; pavimentar ruas e avenidas; construir e recuperar estradas vicinais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário