sábado, 30 de abril de 2022

Greve em Presidente Dutra, Professores fazem manifestação...


 O prefeito de Presidente Dutra nitidamente perdeu os rumos da administração municipal. Por onde você passa o retrato do descaso e abandono marcam a gestão Raimundo Carvalho.

Na manhã deste sábado aconteceu o que já era esperado, cerca de 200 servidores municipais foram às ruas para reinvidicar seus direitos, não atendido pelo atual gestor. Esse foi o primeiro ato grevista enfrentando pelo prefeito Raimundo da Audiolar, que insiste em não cumpri as pautas sugeridas pelo sindicato.

Em nota o SINTESPEM informou que a pauta de reivindicação da categoria de vigias, por exemplo, os quais são lotados nas secretarias de assistência social, saúde e educação, é para manutenção da jornada de trabalho, retorno do adicional de compensação orgânica, melhores condições de trabalho e implantações de progressões essas, não atendidas pelo prefeito.

Os servidores cobram ainda o adicional de compensação orgânica, que faz parte da composição salarial do categoria versada no estatuto dos servidores públicos municipais de Presidente Dutra (Lei Municipal Nº 452/2010), tratando-se de direito adquirido e recebido pelos servidores desde então.

O SINTESPEM afirma que não se pode pensar no bem da administração pública em detrimento dos direitos, sem que haja um diálogo permanente com os interessados, pois as mudanças não podem suprimir direitos e não levar em conta a voz dos servidores que executam tais serviços.

De acordo com Presidente do Sintespem, Gilvan Freitas outros atos serão realizados até que a gestão municipal atenda as reinvindicações. Gilvan Acrescentou ainda que só se reunirá com o prefeito e não aceita que intermediários negociem com a categoria.

Deputada Daniela Gentil, cai na Macumba...


 Deputada Daniela Gentil, parece mesmo decidida a conquistar a sua Reeleição, dessa vez caiu foi no terreiro de Macumba, para conquistar a Simpatia dos seus eleitores na cidade de Vargem Grande. Talvez foi na Macumba que ela conseguiu se separar do seu Ex Marido Tema Cunha e foi na Macumba também que conseguiu o coração do Prefeito de Caxias, Fábio Gentil....

Sérgio do Nanxi diz: "Um dia é da caça, outro é do Caçador"...


 Vereador Sérgio do Nanxi, vereador mais bem votado nas eleições de 2020, irmão do Vice Prefeito Nelson do Nanxi e ainda se não bastasse é amigo pessoal do Prefeito Fernando Pessoa e do Presidente da Câmara de Vereadores de Tuntum, Vereador Presidente Ivalto e prestigiado pelos seus amigos: Nonato do Pires ou Nonato Taxista, Empresário Rubens do São Miguel, Maiara nossa chefe de Gabinete e o nosso grande Médico Dr Frederico. Sérgio do Nanxi fez questão de ligar ao titular desse blog para dizer, que hoje 30 de abril de 2022, é um dos dias muito importante de sua vida, por receber tantos amigos em seu amado São Joaquim dos Melos. Sérgio falou com exclusividade ao nosso Blog que está firme e forte com o Prefeito e com todos os amigos do grupo político do chefe do executivo.

Flávio Dino solta os “cachorros” pra cima do senador Weverton


 Flávio Dino (PSB) tem evitado o confronto público direto com o senador o senador Weverton Rocha (PDT). No entanto, o ex-governador está mordido ao ponto de usar uma “mantilha” de aliados para fazer a tarefa inglória de atacar publicamente o pré-candidato  a governador. Pode se dizer que Dino “soltou os cachorros” para cima do ex-aliado, que ajudou a elegê-lo duas vezes governador.

Nesse sentido, o atual secretário de Comunicação do Maranhão, Ricardo Cappelli, foi o primeiro e tem sido um dos “cães de briga” mais afoito em atacar reiteradamente Weverton.

Logo depois da declaração do senador Weverton, na sexta, dia 29, de que seu grupo político não apoiará Dino na disputa pelo Senado, a base aliada do ex-governador inflamou a cachorrada.


Deputado federal Márcio Jerry


Deputado federal Rubens Jr.



Miltinho Aragão ex-prefeito de São Mateus 

Secretário de Estado da Comunicação do Maranhão, Ricardo Cappelli



Agora Lascou de Vez, Blog Minuto Barra, erra feio...


 O Blog Minuto Barra de Barra do Corda, errou feio ao dizer, que Sebastião Bonfim, filho do Luís Augusto é filho de Barra do Corda, quando na verdade o novo Desembargador do Maranhão, Tião Bonfim como é conhecido é filho do Povoado Belém em Tuntum.
Sebastião Joaquim Lima Bonfim é natural de Tuntum, filho de Luiz Augusto Bonfim e Marlene Lima Bonfim. Casado com Maria Elieide Pontes Lima Bonfim, tem 2 filhos: Luiz Augusto Bonfim Neto II e Laís Lima Bonfim.

Veja o que diz o Blogueiro:

Barracordense Sebastião Bonfim é eleito Desembargador para o TJ/MA

Nascido em 09 de janeiro de 1960 em Barra do Corda(zona rural), Sebastião Bonfim foi ainda jovem morar em São Paulo e se formou em Direito.

Filho do empresário Luis Augusto, Sebastião Bonfim foi juiz de primeiro grau por quase 30 anos e atuou nas comarcas de Esperantinólpolis, Presidente Dutra, Balsas e no fórum da capital. 

O Blogueiro diz equivocadamente, que Sebastião Bonfim, nasceu na Zona Rural de Barra do Corda, quando na verdade o Desembargador nasceu na Zona Rural( Povoado Belém), município de Tuntum e jamais Barra do Corda....

Nova mesa diretora do TJMA toma posse


 Em sessão solene bastante concorrida, os quatro novos membros da mesa diretora do Judiciário maranhense tomaram posse na noite desta sexta-feira (29), no Auditório Darcy Ribeiro, no Centro de Convenções do Multicenter Sebrae, em São Luís. Os desembargadores Paulo Velten (presidente), Ricardo Duailibe (1º vice), Marcelino Everton (2º vice) e Froz Sobrinho (corregedor-geral da Justiça) assumiram os cargos para o biênio de 29 de abril de 2022 a 29 de abril de 2024, na presença de seus colegas de Corte.

Os, agora, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, 1º vice-presidente e corregedor-geral da Justiça foram eleitos no dia 2 de fevereiro deste ano, enquanto o 2º vice-presidente – cargo criado pela Lei Complementar nº 242, de 31 de março de 2022 – foi eleito no dia 20 de abril passado.

O desembargador Paulo Velten disse que a nova gestão será de continuidade do trabalho desempenhado pelo desembargador Lourival Serejo e que vai investir, primordialmente, no parque tecnológico.

Mas a tecnologia deve ser nossa aliada e não fator de desagregação, inacessibilidade – sobretudo dos mais pobres, os excluídos digitais – e de desidratação institucional”, enfatizou o novo presidente, em trecho do seu discurso de posse.

O presidente Paulo Velten contou que também haverá o máximo de empenho para aprimorar as instituições do sistema de Justiça, num trabalho de diálogo e de cooperação com a advocacia, Ministério Público, Defensoria Pública e com a área de segurança do Estado.

Destacou a importância de um choque de gestão. “Não há saída. É questão de sobrevivência institucional. Concorde-se, ou não, nós, juízes brasileiros, precisamos dos saberes da organização e da gestão judicial, compreendida, em seu amplo aspecto, a gestão da unidade de trabalho, do processo e da decisão”, resumiu Paulo Velten.

CORREGEDOR

Em sintonia com o que disse o presidente, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, disse que também pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo seu antecessor, desembargador Paulo Velten, ampliando em grande aspecto a questão do acesso à Justiça por parte dos cidadãos que se encontram nas localidades mais distantes.

Adiantou que, logo na segunda semana de sua gestão, iniciará, no Sul do Maranhão, um projeto que beneficiará os termos judiciários onde não há facilidade de acesso à Justiça, devido, muitas vezes, às dificuldades com a rede lógica de dados ou mesmo à falta de estrutura onde possa ser atendido presencialmente.

Vamos ampliar o acesso ao Judiciário com foco na entrega final da prestação jurisdicional. Isso envolverá desde o trabalho extrajudicial nos cartórios, passando pelo processo, até a sentença”, resumiu.

OUTROS TRIBUNAIS

A solenidade, inicialmente conduzida pelo então presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, contou com a presença do governador do Estado, Carlos Brandão; do deputado estadual Pará Figueiredo, representando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto; do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Reynaldo Soares da Fonseca; do procurador-geral da Justiça, Eduardo Nicolau; do prefeito de São Luís, Eduardo Braide; do presidente do Tribunal Regional do Trabalho 16ª Região, Francisco José de Carvalho Neto; do presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Joaquim Washington Luiz de Oliveira, que compuseram a mesa.

Convidados de outros estados, na mesa, estavam o presidente do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, desembargador Carlos Eduardo Contar; o desembargador Hilo de Almeida Sousa, representando o Tribunal de Justiça do Piauí; a corregedora-geral da Justiça do Tocantins e presidente do Colégio Permanente de Corregedores-gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil, Etelvina Maria Sampaio Felipe; o presidente da Associação Nacional dos Desembargadores, desembargador Marcelo Lima Buhatem, também representando o presidente do Conselho dos Tribunais de Justiça do Brasil, desembargador José Laurindo Souza Neto.

Também foram convidados à mesa, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Maranhão, Kaio Saraiva Cruz; o sub-procurador geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, Paulo Soares Bulgarin; e o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, juiz Holídice Barros.

ABERTURA

O então presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Lourival Serejo, declarou aberta a sessão solene de posse dos novos dirigentes do Judiciário estadual para o biênio 2022-2024, saudando os integrantes da mesa, desembargadores, desembargadoras, juízes, juízas, diretores, diretoras e também servidores, servidoras, funcionários, funcionárias terceirizados(as) e demais autoridades, convidados e convidadas.

Lourival Serejo agradeceu a todos e todas que o ajudaram nos dois anos de gestão, que coincidiram com o difícil período de pandemia de Covid-19 por que passou o Brasil e o mundo, e disse que deixa a presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão, confortado por saber que será sucedido pelo desembargador Paulo Velten, “que nos traz talento, juventude, trabalho, integridade e desejo de fazer o novo, para além das novidades corriqueiras”. Considerou brilhante a atuação de Velten como corregedor-geral da Justiça.

Dirigiu-se ao novo presidente para dizer que deixa “uma base sólida, concretada, para Vossa Excelência levar este Tribunal às alturas dos seus 209 anos de história e das suas metas de gestão”, tendo sido bastante aplaudido em sua despedida.

POSSE

Foto Divulgação

presidente da gestão que terminou convidou o desembargador Paulo Velten para prestar compromisso e tomar posse no cargo de presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, e esse passou a presidir os trabalhos.

Após o juramento, o novo presidente assinou o termo de compromisso e posse, lido pelo novo diretor-geral do TJMA, Carlos Anderson Ferreira.

O desembargador Lourival Serejo transferiu o Grão-Colar presidencial Clóvis Beviláqua ao novo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Velten. Uma homenagem ao grande jurista Clóvis Beviláqua, o Grão-Colar presidencial passou a ser o símbolo da transmissão do poder do TJMA.

Depois da troca de lugares entre o agora ex e o atual presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, o desembargador Paulo Velten convidou, um a um, os desembargadores Ricardo Duailibe (1º vice-presidente), Marcelino Everton (2º vice-presidente) e Froz Sobrinho (corregedor-geral da Justiça), para prestarem compromisso e tomarem posse nos cargos.

SUPERAÇÃO

Depois das saudações e agradecimentos a todos os integrantes da mesa, desembargadores, desembargadoras, juízes, juízas, diretores, diretoras, servidores, servidoras, convidados(as), demais autoridades e familiares, o presidente Paulo Velten falou dos dois anos de dificuldades e perdas com a pandemia, mas ressaltou ter sido também um período de superação, de rápida adaptação ao novo, de transformação do modo de trabalho e de garantia de entrega da prestação jurisdicional de forma ininterrupta.

Destacou a importância, nos momentos críticos, da liderança do então presidente Lourival Serejo, a quem definiu como magistrado íntegro e portador das virtudes cardeais da prudência, justiça, fortaleza e temperança. Acrescentou que o agora ex-presidente fez da crise sanitária um momento de virada, assegurando as condições necessárias para o aprimoramento da Justiça maranhense, em vários aspectos.

Vossa Excelência foi medido e passou no teste da história e neste momento quero render-lhe meu tributo de respeito, admiração e minhas homenagens. Obrigado, Presidente Lourival Serejo”, elogiou Velten, acompanhado de palmas de todos que estavam no auditório.

REFORMA

Em seguida, disse que os sistemas judiciais vivem tempos de reforma em escala global. Lembrou que a brasileira foi iniciada em dezembro de 2004, com a edição da Emenda Constitucional nº 45, fruto de um pacto federativo por um Judiciário mais rápido e republicano, que trouxe várias inovações e desdobramentos positivos.

Ao lembrar da expressão “Fazer bem e depressa”, do jurista português José Alberto dos Reis, Paulo Velten disse que fazer “bem e depressa” deve ser uma quase obsessão para todo e qualquer integrante do Poder Judiciário Nacional, que efetivamente leva a sério o compromisso firmado na investidura de bem e fielmente cumprir a Constituição e as leis, pugnando sempre pelo prestígio da Justiça.

Mas para que nossa empreitada cotidiana seja de fato exitosa, temos que saber enfrentar o problema da quantidade de processos, que, no Brasil, no final de 2020, segundo dados do último Relatório Justiça em Números, chegou a 75,4 milhões de processos em tramitação. Só no Maranhão, temos mais de 1 milhão de processos pendentes, precisamente 1.074.710, para pouco mais de 300 juízes solucionarem”, comparou, para acrescentar que a origem desse descalabro é a cultura da litigância.

Num discurso pontuado por citações a nomes de colegas magistrados e magistradas que o auxiliaram na Corregedoria Geral da Justiça e outros(as) que desempenham atividades exitosas no Tribunal de Justiça, Paulo Velten disse que os gargalos devem ser e serão combatidos pela Corte maranhense, acrescentando ter certeza de que contará com o apoio dos seus pares nessa tarefa e de que tudo será feito com diálogo, cooperação, planejamento, disseminação da cultura da conciliação e mediação, com o uso mais eficiente dos instrumentos do microssistema de demandas repetitivas e, de modo particular, com “choque de gestão”.

Enumerou, inicialmente, a gestão da unidade de trabalho para que se obtenha rotina, disciplina e ritmo de serviço, sinergia, motivação da equipe, economia, racionalidade e, de conseguinte, melhor performance na produtividade.

E, para tanto, o juiz precisa estar física e diariamente presente na unidade, liderando de perto o seu time, ainda que realize atos remotos, por meio de videoconferência, mas que o faça a partir da unidade de trabalho, não a quilômetros dela, com sua equipe dispersa e sem coesão, cada qual trabalhando ao seu modo, como em ilhas, sem um norte seguro”, enfatizou.

Reforçou que a tecnologia é fundamental para o processo de transformação digital dos serviços e para a modernização do Poder Judiciário. “E estamos investindo muito nessa área, com o aprimoramento de nosso parque de TI, da rede de acesso, com processo maciço de digitalização do nosso acervo físico” destacando, mais uma vez, o trabalho da gestão do desembargador Lourival Serejo.

Falou da gestão do processo, “para obtermos rapidez, ganhos de escala e previsibilidade quanto ao tempo de julgamento”.

Citou, ainda, a gestão da decisão, em prestígio da objetividade, da clareza, da boa redação e fundamentação técnica.

Disse que também é papel do Judiciário melhorar o ambiente de negócios e atração de novos investimentos, a partir da previsibilidade das decisões judiciais, da tutela do crédito, do fortalecimento da segurança jurídica, do princípio da confiança e do respeito aos contratos validamente firmados e executados.

Valorizemos nossas instituições, respeitemos nossos juízes e juízas, por tudo que representam, como fiadores do Estado Democrático de Direito”, resumiu


Escutec vai divulgar nova pesquisa para Governador e Senador, amanhã 1° de maio...


 Instituto de Pesquisa, ESCUTEC, vai divulgar amanhã, dia 1° de maio, mais uma rodada de pesquisa no Maranhão, para os Cargos de Governador e Senador, Escutec registrou a pesquisa com o Registro MA-02565/2022 pesquisa iniciada dia 24, para finalizar hoje dia 30. Previsão de divulgação dos Resultados é dia 1° de maio. 

Nessa pesquisa, vai ser preciso analisar os efeitos das adesões principalmente do Presidente da Assembléia Legislativa do Maranhão (Otelino Neto) e também da Senadora Eliziane Gama. Na última pesquisa Escutec, Weverton Rocha e Carlos Brandão, estavam Tecnicamente empatados, dentro da margem de erros.

Servirá também para acompanhar o desempenho do também pré candidato Lahercio Bonfim, que tem crescido nas últimas pesquisas, principalmente por ser o candidato preferido dos Fanáticos Bolsonaristas. 

Já para Senador, servirá para mostrar se Flávio Dino, pré candidato ao Senado, continua imbatível, já que pela última pesquisa Flávio Dino estava disparado e sem nenhum concorrente que pudesse ameaçar... É esperar para conferir e fazer as apostas....

Felipe Costa é assassinado no Povoado Creoli do Bina, Tuntum...


 Na madrugada de hoje 30 de abril, o jovem Felipe Costa é assassinado no Povoado Creoli do Bina, até o fechamento dessa matéria não sabemos o motivo e nem quem o executou, segundo informações, foram 10 tiros de pistola. Daqui a pouco mais detalhes....

Uma Imagem vale por mil palavras...


 Assim como no futebol, é na política, no futebol o técnico convoca os jogadores e marca o dia da apresentação, nem todos os jogadores aparecem na primeira apresentação, assim também é na política, o técnico (Prefeito), convoca os aliados para uma reunião, mais nem todos os aliados de peso aparecem, falta sempre alguém, no caso dessa foto aí, está faltando alguém, até por que o chefe do executivo de Tuntum, conta com dois terços no Legislativo de Tuntum... A verdade é que pela imagem, que estamos vendo, o grupo político do atual prefeito é realmente imbatível no momento. No futebol a torcida nao joga, já na política, políticos e torcedores jogam, com os seu votos, só que os eleitores seguem sempre os seus líderes políticos, prova disso foi a eleição passada, que o ex Prefeito Tema perdeu 4 vereadores. Conclusão que se tem, é que o grupo do atual prefeito, vai novamente vencer em 2022 e 2024, até por que o Grupo só aumenta, já o do ex prefeito Tema cunha só diminue... É esperar pra conferir e fazer as apostas.... 

Pai é preso por estuprar e engravidar a própria filha de 12 anos em Bela Vista do Maranhão


 Um homem, de iniciais O.F.S., foi preso pela Polícia Civil nesta sexta-feira (29), em cumprimento a mandado de prisão preventiva, por ter estuprado a própria filha, em Bela Vista do Maranhão.

Segundo as investigações, o crime ocorreu no fim de 2020, mas a polícia só tomou conhecimento em 2021, após a menina ter ficado grávida e a criança ter nascido.

As informações iniciais apontavam para uma possível participação do pai da menina, que, na época do estupro, tinha 12 anos.

A Polícia Civil ouviu testemunhas e realizou exames de DNA, que confirmaram que o bebê era filho do acusado.

O pai estuprador foi encaminhado ao sistema prisional de Santa Inês, a 18 km de Bela Vista do Maranhão, onde ficará à disposição da Justiça.

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Assassinato de Trabalhador Rural em São João do Sóter, Maranhão...



Um líder quilombola identificado como Edvaldo Pereira Rocha, de 52 anos, foi assassinado na manhã desta sexta-feira (29) em São João do Soter, a cerca de 418 km de São Luís.

Segundo as primeiras informações da polícia, o crime aconteceu no quilômetro 36 da MA-127. Edvaldo foi executado com vários tiros e o crime tem características de execução. Dois homens ainda não identificados teriam participado do assassinato e fugiram em uma motocicleta.

Edvaldo era um dos líderes da comunidade Jacarezinho, em São João do Soter, que há anos vinha lutando pela titulação da sua comunidade quilombola. O conflito por terra é algo recorrente na região.

"Estive na comunidade de Jacarezinho em 2021, em escuta com a comunidade e com Edvaldo Rocha. Há anos, a comunidade enfrenta o avanço de madeireiros sobre suas terras. Enfrentam um conflito com uma empresa de extrativismo vegetal. A comunidade está com um processo de regularização de terras tramitando e, de acordo com as últimas informações, estava correndo no Incra, mas segue pendente", afirmou nas redes sociais o ex-secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves.




Weverton Rocha despacha Flávio Dino no apoio ao Senado


 Durante uma entrevista concedida nesta sexta-feira (29) no programa "Sai da Lama Podcast", apresentado pelo jornalista Jonas Filho, o senador Weverton Rocha foi curto ao ser indagado sobre qual nome será apoiado pelo seu grupo político para o Senado.

"Uma coisa o nosso grupo já tomou a decisão política. Nós não vamos votar no Flávio Dino depois de tudo que ele e a forma agressiva, dura, difícil e tudo que vocês viram e não precisa eu falar!", disse o senador Weverton Rocha ao despachar de vez o apoio a Flávio Dino.

Weverton Rocha disse que seu grupo político tem até a convenção para escolher qual nome irá apoiar como candidato ao Senado.

Vereador em Tuntum diz: Tem espinho na cadeira do nosso colega Vereador....


 Realmente é preocupante o atual momento que um vereador em Tuntum está passando, recentemente o mesmo usou a sua rede social para declarar seu rompimento com o ex prefeito Tema Cunha. O vereador tem dito a amigos, que nunca gostou desse lado do Ex Prefeito Tema, que sempre gostou foi desse lado do atual Prefeito. Até aí tudo bem, o problema é que após esse rompimento o vereador não usou mais a palavra na Tribuna da Câmara, para falar sobre o seu posicionamento político, todos achavam que hoje, ele falasse, mais o vereador surpreendeu a todos, ou seja: Entrou mudo e saiu calado, se quer esperou pela sessão...Agora é esperar para conferir, qual será o próximo capítulo dessa história... Façam as suas apostas ...

8 de Junho, Povoado Belém, vai viver um dia Histórico...


 Dia 8 de junho de 2022, a partir das 9 horas da manhã, o Povoado Belém viverá um dia histórico e voltará com forças no Associativismo. O Diretor Nacional do Programa Crédito Fundiário (Programa Complementar de Reforma Agrária), estará visitando o Belém, vindo diretamente de Brasília,  juntamente com o Joãozinho (Coordenador) do programa no Maranhão, Prefeito Fernando Pessoa, Vereadores, Secretários Municipais e outras autoridades, também estarão presentes, na oportunidade serão entregues, 200(duzentos títulos de terra), 100 aos agricultores assentados da área Cana Brava II Povoado Belém e 100 assentados da área Vargem do Sapucaia (Povoado Genipapo dos Gomes). Esse evento servirá para mostrar que o Associativismo é o caminho certo para desenvolver as nossas comunidades Rurais. Na oportunidade serão entregues também, 100  CAR dos Assentados da área Cana Brava II. Com certeza o Povoado Belém, vai voltar a ter desenvolvimento com muita força. Lembrando que os Assentados do Povoado Genipapo dos Gomes, o Prefeito vai providenciar os carros para transporte dos assentados até o Povoado Belém, local do evento....

Prostituição de luxo rola solta nas faculdades de São Luís


 O índice de universitárias e universitários que estão recorrendo à prostituição é muito grande. Hoje em dia tem muita garota de programa que usa o termo “universitária” como propaganda para aumentar seus cachês em encontros sexuais...

O índice de universitárias e universitários que estão recorrendo á prostituição é muito grande. Muitas meninas que fazem programa são universitárias. Tem uma profissão paralela à de estudante.

As fotos acima são de universitárias que colocam seus books na internet para ganhar novos clientes.

Dentro de São Luís, a prostituição já tomou de conta da cidade, desde a prostituta de classe baixa, até a prostituta de classe alta, e o que não faltam são clientes de todos os tipos. A maioria dos homens que procura “favores sexuais” são casados, e aproveitam horários comerciais para procurarem as meninas de programa.

Muitas fazem programa para manterem-se, enquanto outras por vaidade e por gostarem da profissão. Se o índice de prostituição no Maranhão cresceu, é porque a procura aumentou.

Algumas prostitutas usam às vezes até o próprio nome da universidade para se promoverem, arrumar clientes. Acredito eu que os homens que gostam de universitárias que fazem programa é pra enganarem a si próprio, fantasiando que aquela garota é decente e vai ser sincera com ele, mas nada passa de puro profissionalismo.

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Em alto Alegre do Maranhão, suspeito é preso por estuprar a própria filha de oito meses


 Nesta quinta-feira (28), no povoado Ininga, zona rural de alto alegre, um homem de 30 anos foi preso, acusado de abusar sexualmente da própria filha, a menina de apenas 8 meses de idade.

Os policiais prenderam o suspeito, que foi apresentado na delegacia regional de Bacabal. Ainda de acordo com a polícia, a mãe da menina que presenciou todo o fato, foi quem fez a denúncia para a polícia e logo em seguida ao conselho tutelar da cidade.

A vítima passou por exames clínicos e o resultado será direcionado para a polícia civil, o acusado foi ouvido, sendo dessa forma, encaminhado para o presídio, lugar onde ficará à disposição do poder judiciário.

Falta, deve tirar dois Vereadores em Tuntum....


 A sessão da Câmara de Vereadores em Tuntum de amanhã, 29 de abril de 2022, deve ser muito movimentada, tudo por conta de dois vereadores faltosos, pois segunda a Lei Orgânica e o Regimento Interno do poder judiciário diz: A Lei Orgânica do município diz que se o vereador faltar em um terço das sessões ordinárias, pode perder o mandato. Como o regimento interno determina que podem ser realizadas, apenas 4 sessões por mês, logo teremos 4 sessões por mês, como temos 2 meses de férias, logo teremos 40 sessão por ano, logo um terço de 40, são 13 sessões, já se sabe que em Tuntum esses 2 fujão da Câmara já tem mais de 13 faltas cada, pois segundo funcionários da casa, tem um que já tem 8 faltas seguidas e o outro tem 7 faltas. Os suplentes: Marcos do Carlito e Everaldo já devem estarem preparando os ternos para tomar posse. O nosso Blog procurou o Vereador Presidente Ivalto e o mesmo informou que não tem mais como segurar, segunda ele o jeitinho Brasileiro já está fora de moda no Brasil, dizento que o certo é o certo e que não vai aceitar coisas erradas na Câmara de Vereadores de Tuntum não... É esperar para conferir....

TCE declara gestores inadimplentes


 O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) declarou inadimplentes os prefeitos e os presidentes de câmaras que não apresentaram a prestação ou tomada de contas anual referente ao exercício financeiro de 2021.

A edição de ontem, 27, do Diário Oficial Eletrônico da instituição tornou pública a Resolução TCE nº 363, que disciplina a medida com fundamento nos arts. 9º, 12, 13 e 34, § 3º, da Lei nº 8.258, de 6 de junho de 2005 (Lei Orgânica do TCE) e no art. 172, I, II e III, da Constituição Estadual.

Foram declarados inadimplentes os seguintes gestores municipais: Ana Lea Barros Araujo (Lajeado Novo) e William Guimarães da Silva (Alcântara).

No âmbito do Poder Legislativo, incorreram em inadimplência Everaldo Pereira de Souza (Senador La Roque); Henrique da Silva Domingos (Amapá do Maranhão); Rafael Barros Sodré (Luís Domingues) e Tavane de Miranda Firmo (Estreito).

Conforme a Resolução 363, fica determinada a instauração de tomada de contas dos gestores inadimplentes e as informações concernentes à declaração de inadimplência serão enviadas à Procuradoria-Geral de Justiça, à Procuradoria da República, ao Tribunal de Contas da União e ao Governo do Estado do Maranhão para as providências que entenderem necessárias.

Ainda de acordo com o mesmo instrumento normativo, a exclusão dos nomes dos gestores da relação de inadimplentes, em decorrência da comprovação de adimplência, sem prejuízo das sanções legais, será formalizada mediante ato do Presidente do Tribunal de Contas do Estado

Aliado de Jair Bolsonaro, Roberto Rocha decide disputar reeleição ao Senado e deve apoiar Weverton Rocha para Governador...


O anúncio será tornado público na próxima semana, em coletiva de imprensa marcada para a segunda-feira (2), em São Luís.

Aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), Rocha migrou recentemente do PSDB para o PTB, após negociação com o ex-deputado Roberto Jefferson. A confirmação da pré-candidatura vai nacionalizar a campanha eleitoral no Maranhão, já que tem o ex-governador Flávio Dino (PSB), aliado do ex-presidente e pré-candidato ao Palácio do Planalto Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na disputa pela mesma vaga ao Senado.

Segundo interlocutores de Rocha, a determinação levou em conta o fato de que há diversos candidatos da oposição ao Executivo, contra Carlos Brandão (PSB), mas contra Dino, apenas ele.

Paralela à decisão de disputar a reeleição ao Senado, Roberto Rocha tenta também articular a formação de uma chapa competitiva e que unifique opositores do Palácio dos Leões.

Contudo, apesar da abertura de diálogos com o deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL) e com o senador Weverton Rocha (PDT), o primeiro não pretende se juntar a Roberto Rocha na corrida majoritária e o segundo teria de se assumir publicamente aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL) concomitante à deserção obrigatória do marketing eleitoral de que seria o maior amigo do ex-presidente Lula no Maranhão.

A aliança Weverton/Josimar/Roberto Rocha e o temor de Brandão


 A ideia é que o pedetista siga como candidato a governador, o petebista como candidato À reeleição para o Senado e o presidente do Partido Liberal abdique do projeto ao governo para disputar a reeleição para a Câmara dos Deputados.

A notícia atingiu em cheio o comando da pré-campanha do governador Carlos Brandão (PSB). Sinal claro disso foi a reação quase imediata do secretário de Estado da Comunicação, Ricardo Cappelli (PSB), nas redes.

Ele classificou a união de “chapa dos traidores”. “Seria ótimo. Ficaria bem claro para a população quem é quem. A política ama a traição, mas execra os traidores”, disse.

A preocupação de Cappelli – e de todo o entorno de Brandão – tem razão de ser. Weverton e Brandão disputam a liderança nas pesquisas já registradas em 2022. Mas todos sabem que Edivaldo Holanda Júnior (PSD) tem potencial, e temem a incógnita Lahesio Bonfim (PSC).

Uma união de forças como Josimar e Roberto Rocha em torno de Weverton pode dar-lhe a musculatura necessária para garantir-se num segundo turno.

Assim, sobraria a Brandão disputar uma segunda vaga com Edivaldo e Lahesio.

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Brandão e Felipe Camarão despacha Tema Cunha e entrega Educação de Tuntum ao Vereador Magno Melo...


 Notícia que chegaram agora a noite ao nosso Blog, confirma que o manda chuva na área da Educação do Estado aqui em Tuntum é o Vereador Magno Melo, Felipe Camarão confirmou também, que nenhum diretor de Escola do Estado em Tuntum, será mudado, por que o município tem parceria com o Estado na área da Educação e não pode em hipótese alguma quebrar essa parceria. Ao que tudo indica o tiro saiu pela culatra e o Ex Prefeito Tema Cunha, está sem forças no Governo Brandão, perdendo a queda de braço para a sua Ex, a Deputada Daniela e agora para o seu Ex Secretário de Educação. Situação do Ex Prefeito Tema é desesperadora... É esperar para conferir e fazer as apostas....

São Joaquim dos Melos, Tuntum de Luto, morre Porrete...


Acaba de falecer no Povoado São Joaquim dos Melos, José Almeida da Costa, o Porrete como é popularmente conhecido, ele era diabético e já tinha amputado as pernas, passando vários dias internado no Socorrão de Presidente Dutra. Faleceu em casa hoje 27 de abril de 2022.

Histórico, Filho do Povoado Belém, Tuntum, Tião Bonfim, é o novo Desembargador do Maranhão


 Povoado Belém, vive hoje 27 de abril de 2022, um dia histórico, com a chegada ao mais alto cargo do Judiciário Maranhense, do nosso conterrâneo, Tião Bonfim, que é o cargo de Desembargador, fato até então só conseguido pelo Irmão do Ex Prefeito Tema Cunha, o Cleones Cunha.

Sebastião Bonfim, o nosso Tião Bonfim é filho do Luís Augusto  morador do Bairro Trizidela em Barra do Corda. Tião Bomfim, nasceu no Povoado Belém, na casa onde mora o Vereador Josinaldo Bilio, Dr. Sebastião Bonfim, formou-se em direito e logo passou no Concurso Público para Juíz  tendo uma carreira meteórica, hoje chegou com méritos ao mais alto cargo do Judiciário Maranhense, que o cargo de Desembargador. Muitos irão dizer: Filho de Tuntum, o Blog Josivan Bilio, vai mais além e diz: " Um filho do Povoado Belém"...

Garimpeiro conhecido como 'Boca Rica' é assassinado e tem ouro roubado em área de garimpo ilegal


 

Um garimpeiro identificado como Raimundo Ivanildo Castro de Almada, de 59 anos, conhecido como "Boca Rica", foi assassinado e teve o ouro roubado em uma região de garimpo ilegal, em Roraima. A família comunicou a morte dele à Polícia Civil nessa segunda-feira (25).

O relato é que Boca Rica foi assassinado a facadas e, em seguida, o suspeito fugiu com o ouro da vítima. O corpo foi encontrado por outros garimpeiros e transportado até Boa Vista em um helicóptero, ainda na segunda.

O garimpeiro costumava aparecer em fotos ostentando pulseiras, cordões feitos de correntes grossas e até dentes dourados.

Em nota, a Civil informou que o crime ocorreu em uma região de garimpo, no município de Alto Alegre, cujo nome não foi informado. O crime é investigado.

Segundo a família de Raimundo Ivanildo, ele era conhecido entre os garimpeiros — Foto: Reprodução

Carnaval x religião: os desfiles que causaram reações de conservadores


 A mistura de Carnaval com religião é motivo de conflito há alguns anos. O uso de imagens sacras e símbolos religiosos já gerou atrito entre escolas de samba e comunidades - geralmente a Igreja Católica.

De censura ao Cristo Redentor a Lúcifer vencendo Jesus Cristo, relembre alguns desfiles de escolas de samba que causaram reações de conservadores.

Beija-Flor (1989)

Em 1989, com o enredo "Ratos e urubus, larguem minha fantasia!", a Beija-Flor fez um desfile emblemático com uma réplica do Cristo Redentor coberta com plástico preto após sofrer censura da Igreja Católica — a Justiça proibiu a escola de exibir a imagem após acolher uma ação do arcebispo do Rio, d. Eugenio Sales.

"Mesmo proibido, olhai por nós", dizia uma faixa ao redor da imagem coberta.

Unidos da Tijuca (2000)

Em mais uma interferência no Carnaval, a Igreja Católica tentou impedir na Justiça a exibição de uma imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança no desfile de 2000 da Unidos da Tijuca.

Na ocasião, a escola apresentou apenas a silhueta da santa recortada no carro alegórico.

Grande Rio (2004)

Atendendo ao Juizado da Infância e Juventude, a Grande Rio cobriu dois carros alegóricos de seu desfile de 2004 — um com Adão e Eva e outro com as posições do Kama Sutra.

O enredo daquele ano era "Vamos vestir a camisinha, meu amor!". Na época, Joãosinho Trinta — mesmo carnavalesco responsável pelo desfile de 89 da Beija-Flor — lamentou a decisão:

"Quando escolhemos o enredo sobre a camisinha, prevíamos problemas com a Igreja Católica, que é contra seu uso, mas contamos com o apoio do Ministério da Saúde e da ONU, que nos mandou carta parabenizando pela campanha em prol do uso da camisinha", disse.

Beija-Flor (2005)

Em 2005, a Beija-Flor preparou um desfile sobre as missões jesuíticas no Rio Grande do Sul. Para isso, um passista representando Jesus Cristo seria açoitado à frente de um dos carros alegóricos.

Porém, a Igreja Católica protestou e a escola de samba alterou a ideia original da apresentação.

Viradouro (2008)

Carro alegórico coberto por plástico preto já não era mais novidade no sambódromo em 2008, mas a Viradouro quase repetiu a história. Naquele ano, a escola desfilaria com um carro alegórico sobre o Holocausto, com representações de pessoas mortas.

Após a comunidade judaica protestar contra, o tema do carro foi substituído por faixas contra a censura e passistas com as bocas amordaçadas.

Gaviões da Fiel (2019)

A comissão de frente do desfile de 2019 da Gaviões da Fiel de 2019 representava a luta contra o pecado e a traição, mas mostrava em encenação um Lúcifer vencendo Jesus Cristo.

A representação foi considerada desrespeitosa por entidades cristãs e virou até processo na Justiça.

Joãozinho do PT é nomeado secretário municipal de Habitação de Caxias

 O  prefeito de Caxias, Fábio Gentil, nomeou nesta segunda-feira, 03, o ex-vereador João Batista da Cruz Rios, o Joãozinho do PT, como secre...